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2ªClasse - Piloto Privado - IFR (PP-IFR)

Categoria 2ª Classe

2ªClasse - Piloto Privado - IFR (PP-IFR)

Categoria 2ª Classe

Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª Classe - Piloto Privado com Qualificação IFR ✈️

Se você é Piloto Privado com Qualificação IFR (Instrument Flight Rules), a obtenção do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª Classe é essencial para garantir que você está apto a operar em condições de voo por instrumentos.

Na SkyMedical, seguimos rigorosamente os critérios estabelecidos pelo RBAC 67 - EMD05, garantindo um atendimento ágil, seguro e de acordo com as diretrizes da ANAC.

Confira abaixo todos os exames e avaliações necessários para sua avaliação inicial e revalidação do CMA!


🛩️ Avaliação Inicial – CMA de 2ª Classe (Piloto Privado com Qualificação IFR)

Se esta é sua primeira certificação ou se está adicionando a qualificação IFR, será necessário passar por uma série de exames médicos e avaliações com especialistas para garantir sua aptidão para voar em condições meteorológicas adversas.

✅ Avaliações Médicas Obrigatórias:

🔹 Clínico Geral – Avaliação da saúde geral e fatores que possam interferir na pilotagem.
🔹 Perícia Médica – Exame realizado por um perito credenciado pela ANAC.
🔹 Cardiologia – Avaliação da saúde cardiovascular, essencial para operações sob IFR.
🔹 Otorrinolaringologia – Testes auditivos e avaliação do equilíbrio, fundamentais para o voo por instrumentos.
🔹 Oftalmologia – Testes avançados de acuidade visual e percepção de cores.
🔹 Avaliação Psicológica – Análise do perfil comportamental e emocional do piloto.
🔹 Psiquiatria – Investigação de possíveis transtornos psicológicos que possam afetar a segurança operacional.
🔹 Odontologia – Avaliação da saúde bucal e estrutura óssea dentária.

📌 Exames Necessários:

Exames laboratoriais:

  • Glicemia
  • Ácido úrico
  • Colesterol total (frações LDL, HDL e VLDL)
  • Triglicerídeos
  • Creatinina
  • Hemograma completo
  • Beta-HCG (somente para mulheres)
  • Tipagem sanguínea e fator Rh
  • Parcial de urina

Exames complementares:

  • Eletroencefalograma (EEG) – Avaliação da atividade cerebral.
  • Eletrocardiograma (ECG) e Teste Ergométrico – Essenciais para monitoramento da função cardíaca e capacidade física.
  • Audiometria com impedanciometria – Teste auditivo detalhado, garantindo que a percepção de frequências sonoras esteja dentro dos padrões exigidos.
  • Radiografia de Tórax PA/P – Avaliação pulmonar, importante para detecção de anormalidades respiratórias.
  • Radiografia Panorâmica Odontológica – Exame odontológico para análise da arcada dentária e mandíbula.

🔄 Revalidação do CMA de 2ª Classe (Piloto Privado com Qualificação IFR)

A validade do CMA de 2ª Classe para pilotos privados IFR varia de acordo com a idade:

  • Até 39 anos: validade de 5 anos
  • De 40 a 49 anos: validade de 2 anos
  • Acima de 50 anos: validade de 1 ano

A revalidação segue um processo semelhante à avaliação inicial, exigindo exames e avaliações médicas para garantir que o piloto continue apto a operar sob regras IFR.

✅ Avaliações Médicas Obrigatórias:

🔹 Clínico Geral
🔹 Perícia Médica
🔹 Cardiologia
🔹 Otorrinolaringologia
🔹 Oftalmologia
🔹 Avaliação Psicológica
🔹 Odontologia

📌 Exames Necessários:

Exames laboratoriais:

  • Glicemia
  • Ácido úrico
  • Colesterol total (LDL e HDL)
  • Triglicerídeos
  • Creatinina
  • Hemograma completo
  • B-HCG (somente para mulheres)
  • Parcial de urina

Exames complementares:

  • Eletroencefalograma (EEG)
  • Eletrocardiograma (ECG) ou Teste Ergométrico*
  • Audiometria com impedanciometria*
  • Radiografia Panorâmica Odontológica

📌 Observações Importantes:

🔹 Periodicidade dos exames:

  • Para candidatos acima de 50 anos, a prova de esforço (Teste Ergométrico) é exigida anualmente.
  • Para aqueles entre 30 e 50 anos, esse exame deve ser feito a cada 2 anos.

🔹 Avaliações periódicas:

  • A radiografia panorâmica odontológica e a avaliação psicológica são exigidas a cada 5 anos, salvo orientação específica da ANAC.
  • A audiometria deve ser realizada a cada 2 anos para candidatos acima de 40 anos e anualmente para aqueles com mais de 50 anos.

🔹 Exames adicionais:
O Diretor Técnico Médico/ANAC pode solicitar exames complementares ou avaliações extras para garantir a segurança e aptidão do piloto.


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